Fisioterapia da ATM

A articulação temporomandibular (ATM) liga a mandíbula inferior ao osso na parte lateral da cabeça (osso temporal). Se colocar os dedos à frente dos seus ouvidos e abrir a boca, conseguirá sentir as articulações. 
Como essas articulações são flexíveis, a mandíbula pode mover-se suavemente para cima e para baixo e para os lados, o que nos permite falar, mastigar e bocejar. Os músculos ligados e ao redor da ATM controlam a sua posição e movimento. 
A disfunção da ATM é detectada quando o paciente chega a clinica apresentando como sinais e sintomas característicos, podendo ser, cefaléia (dor de cabeça), dores faciais, temporais, hemicranianas, maxilo e região têmporo-mandibular, dores de dente e sensibilidade alterada, estalidos ou rangidos nas articulações, dificuldade de abrir totalmente a boca, dificuldade de mastigar, dor de ouvido, zumbido, vertigem, desgaste dental, cervicalgias, dores escapulares e dorsais. 
O tratamento do Fisioterapeuta, objetiva em melhorar a função, minimizar as dores, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reduzir a inflamação, reduzir a carga adversa na ATM, fortalecer o sistema músculo-esquelético e reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula. 
Para esse tratamento são utilizados alguns recursos fisioterapeuticos como exercícios isométricos para fortalecer os músculos, exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação, liberação miofacial, aplicação da técnica de RPG-Reedução postural global, técnicas de mobilização articular. 

 Assim, esperamos a sua visita para conhecer nossas instalações. Sua saúde e seu bem-estar é importante para a nossa equipe da Reability Center. Marque um horário conosco e fique bem com a sua saúde. 

Retornar